sexta-feira, 7 de outubro de 2011

o que vos mantém unidos

Esta semana disseram-me algo que me deixou a pensar... nunca tinha pensado nisso e é mais uma verdade básica daquelas que nós até sabemos mas nunca parámos para refletir sobre ela.

O que mantém uma relação nem sempre é o amor entre duas pessoas. Falo daquilo que mantém uma relação ao longo de meses, anos, uma vida... e não daquilo que nos leva a iniciar uma relação. Por vezes é o estatuto, por vezes o trabalho de cada um, noutras vezes são as vantagens que cada um tem para oferecer ao outro, o envolvimento familiar... e às vezes um destes fatores é suficiente para que uma relação faça sentido e se mantenha a vida toda. Então e o amor? Desde que a relação possa ser explicada, justificada racionalmente por fatores como os que antes descrevi, não se pensa muito nisso do amor. Se a relação faz sentido, é implícito que o amor lá ande, algures. E isso torna as coisas muito mais simples. Não digo que seja certo ou errado manter a relação por que motivos for (há motivos mais certos que outros, convenhamos), mas então e o que aconteceu ao amor?

Manter uma relação por amor, fará sentido?

3 comentários:

Veronique disse...

ao amor, aconteceu isto: http://tuttiveronique.blogspot.com/2010/03/cartas-de-amor-1.html

e a dor de coração de sentir uma relação de amor ser substituída por uma relação que dá "mais jeito", mais estatuto, ou menos trabalho...

chinfrim disse...

Fabuloso :) Obrigada *

Simplesmente eu... disse...

O amor ao fim de um tempo passa a amizade. Só quando a amizade não está presente é que se parte para uma separação porque começa a ser impossivel viver com uma pessoa que se começa a odiar. Mas desde que a amizade ronde por ali, as coisas vão-se mantendo, aguentando, vivendo. O que vai ficando é um vazio (de amor) e vamos ficando mais tristes, porque o amor dá alegria.