quarta-feira, 16 de novembro de 2011

computer says "no"

Estava a ler um artigo ultra engraçado e ultra nerd - este - no TechRepublic sobre mensagens de erro absurdas que os computadores às vezes apresentam e surgiu-me a dúvida: porque é que os computadores, nos filmes e na vida real, têm de falar "à computador"? Afinal de contas, fomos nós que os programámos. 

Porque é que em vez do "Invalid Universal ID", do "HTTP Proxy Error" (este já chateia) ou do temível "FATAL ERROR" não podemos ter uma coisa mais... humana, do género "Ups, isto deixou de funcionar. Reinicie o computador que isso às vezes resolve. Boa sorte."

É que, a continuar assim, a famosa revolução das máquinas não será feita sequer por robôs que falam inglês com sotaque alemão (será que o casting foi propositado?)... já estou a imaginar hordas de super computadores musculados, mas com cabeça de torradeira apenas por nunca lhes terem ensinado o "bê e á: bá".

Será esta uma questão de ego, ou de falta de jeito? Por outras palavras, será o ser humano tão presunçoso que não quer munir as máquinas de uma linguagem mais próxima de si, ou... serão os programadores assim tão maus copywriters?

2 comentários:

meeg-el disse...

Acho que é falta de jeito, de preocupação e de tempo. Ou então pura questão de prática.


Por outro lado, deixamos-lhes mais liberdade para desenvolver a suas próprias língua e linguagem, se não os forçarmos a usar as nossas. Não vamos andar a "evangelizar" as pobres máquinas com a nossa forma de comunicar, que tantos problemas nos causa... :P


Quanto a mensagens de erro, as minha preferidas são as do flickr
http://www.flickr.com/photos/clankennedy/5247103851/
http://www.flickr.com/photos/hongiiv/3194543032/
http://www.flickr.com/photos/paulsherman/4900846107/
http://www.flickr.com/photos/paulsherman/429186292/

Devem ter lá bons copywriters :)
Gosto muito da "imagem" deles...

Anónimo disse...

Trata-se de criar uma linha divisória,nós e os outros.Por outras palavras,para haver comunicação estabelece-se uma linguagem perceptível pelo emissor e pelo receptor, quanto mais encriptada melhor,pretendendo chegar apenas a um núcleo elitista constituído por quem a decifra.A relação de poder está criada assim,o nós e os outros funciona,e cada vez melhor quanto mais restrita for a elite.Os tios e as tias portam-se deste modo,os clubes e as sociedades secretas ou discretas idem,etc,etc,etc.
Claro que no mundo da informática, pode por-se a questão de que uma linguagem reservada crie obstáculos a que haja um crescimento rápido e exponencial de utilizadores.Pois é,mas o recurso à AJUDA está lá e é para ser utilizado o mais possível,ou não vivessem os operadores de ciclópicas taxas de utilização.Para acabar,o saber,o conhecimento desenvolvido,sempre conferiu poder,cada vez maior quanto maior for esse saber e quanto menos pessoas o detiverem.Ou então pode ser falta de jeito,incapacidade dos copywriters...vá-se lá saber!

TIME SHARING