quarta-feira, 28 de novembro de 2012

(des)ligar o cérebro

Achei esta entrevista muito interessante. Trata os efeitos da Internet no nosso cérebro, nomeadamente a forma como esta tecnologia veio influenciar a nossa capacidade de atenção, concentração, de aprendizagem e a nossa memória. 

Segundo o entrevistado, a Internet é responsável por uma mudança de paradigma: leva-nos a distrações constantes, torna difícil a concentração profunda numa tarefa, sendo ela frequentemente interrompida por informação vinda de todos os lados (conversas ou atualizações em redes sociais, links para outros sites, etc). O tempo passado em frente ao computador é muito diferente daquele que antes passávamos a ler um livro, a pintar, a tocar um instrumento ou mesmo a ver um filme - diferente pela quantidade de interrupções que suscita, mesmo durante tarefas criativas. Ora, o ser humano treina-se e otimiza-se sempre no sentido do estilo de vida que tem, logo, é natural que as gerações futuras (e mesmo a minha já o começa a fazer) organizem a sua maneira de pensar e estar de forma diferente, tornando-se o mais eficientes possível neste novo paradigma.

O autor interroga-se sobre os efeitos nefastos que tal mudança pode ter sobre nós. O que poderá acontecer se, de repente, começarmos a contar com a Internet como fonte de informação fácil e imediata, dispensando o nosso próprio cérebro da sua função de reservatório de informação e de conhecimento? Na sua opinião, podemos mesmo perder a capacidade de fazer análises profundas da realidade, por nos faltarem memórias e conhecimentos (já que contamos com eles num reservatório que nos é exterior).

Isto é preocupante, mas deixou-me a pensar na outra possibilidade. É certo que estamos em constante mutação e esta parece-me uma evolução significativa, mas em que sentido irá ela? O que faremos nós quando de repente não tivermos de nos lembrar de nada? Tornar-nos-emos seres estúpidos? Dependentes de estímulos vindos de um ecrã? E se acontecesse exatamente o inverso? Na verdade, a tendência do ser humano é a de evoluir, não de estagnar nem de andar para trás. E se abríssemos então a nossa mente para novas experiências (sei lá, quase de ficção científica) que agora nos parecem totalmente impossíveis, como a comunicação telepática, a cura de doenças pelo poder da sugestão, e outras coisas que ainda nem me passam pela cabeça?

Como o próprio admitiu, inicialmente diabolizou a Wikipedia e agora já acha que estava enganado. E fez uma analogia entre a Internet e invenções simples como o relógio mecânico e os mapas (que vieram alterar a forma como concebíamos o Espaço e Tempo, mas não para pior). Por tudo isto eu pergunto-me: poderá a Internet dar-nos disponibilidade mental para abrir portas a uma realidade totalmente nova, desconhecida e... positiva para todos nós?


Sem comentários: